sexta-feira, 19 de junho de 2009

Onde radicam as imagens...portuguesas
















Ernesto de Sousa, Fotografias dos Anos 50

Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa / © www.ernestodesousa.com

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ERNESTO DE SOUSA, Para o Estudo da Escultura Portuguesa, Porto : Ecma, 1965

2ª edição, Livros Horizonte, 1973


INTRODUÇÃO. - Necessidade de uma redescoberta da escultura portuguesa. Utilização das novas técnicas de comunicação. Característica fundamental deste estudo: um documentário visualmente polémico. Ensaio para uma fenomenologia do espaço da escultura portuguesa

O PROBLEMA DAS ORIGENS. - Autor e estilo. A identificação arqueológica e a análise estética. A determinação das individualidades artísticas como «um falso problema»

O PROBLEMA DA «NACIONALIDADE ARTÍSTICA». - Fundo popular, tradicional, e contribuição culta. Vocação universalista .

NECESSIDADE DE UM TRABALHO DE SÍNTESE. - Escultura e arquitectura. Panorama optimista dos estudos portugueses de história da arquitectura. Necessidade de situar a escultura no complexo cultural de cada época

O PROBLEMA VISUAL. - Discussão sobre as virtudes e as características da interpretação o reprodução fotográfica nos estudos de escultura. Estética do fragmento. Iluminação e valores tácteis. Sugestões para a utilização da fotografia como método indispensável dos estudos iconográficos e estéticos. Comparativismo e visão polémica

DEFINIÇÃO E VALOR DA ARTE INGÉNUA. - Definição, Arte «popular» e arte «culta». Arte e artesanato. Arte «popular» e arte «académica». 0 problema do valor.

CATÁLOGO E INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE AS ESCULTURAS FOTOGRAFADAS

A talha barroca policroma figurativa

Emprego da iluminação o enquadramento para conduzir a um «olhar primeiro» sobre a escultura portuguesa

A fotografia como meio de leitura iconográfica viva da escultura portuguesa.

Exemplo das vantagens do comparativismo nos estudos de arqueologia histórica e estéticos sobro escultura portuguesa. Arte popular e arte de feição erudita

Documentário cronológico da escultura portuguesa: discussão e temas de uma escultura «absolutamente moderna»

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E OBSERVAÇÕES AO TEXTO

Análises de alguns dos temas sugeridos nas observações:

Arquitectura e sociedade, espaço social

Fronteiras artísticas entre Portugal e Espanha

O museu de escultura comparada

A questão das influências

O academismo do belo ideal

O problema das fontes em arqueologia

O cinema e a escultura

O estética do fragmento

O importância do século xv

Os estudos iconográficos de Jaime Cortesão

A escultura portuguesa e a fenomenologia da «casa»

O tema da «sereia»

Relações entre a escultura românica e pré-românica e

O Museu da Obra da Batalha

0 tema«meninos»

Os tipos humanos universais

Os painés policromos narrativos do Porto

O conceito da memória

As personalidades artísticas individualizadas

O fantástico na escultura portuguesa

As opiniões de Bernard Berenson sobre a fotografia interpretativa da
escultura

Nota sobre o método e a terminologia utilizadas neste estudo; prevenção
sobre o respectivo alcance filosófico


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