quinta-feira, 18 de junho de 2009

José dos Santos: 250 trabalhos em Sydney
























O trabalho de José dos Santos (1904-1996),  artista "self taught" e "outsider", pode ser visto e estudado na Universidade de Sidney - Self-Taught and Outsider Art Research Collection (SCA), onde está conservado em permanência.

Colin Rhodes criou aqui uma galeria de exposições "Callan Park" dedicada à programação de arte outsider/ self-taught/ brut.

Integrada na colecção existem cerca de 250 trabalhos de José dos Santos que revelam um universo impressionante e singular. Esculturas com a representação de figuras humanas até aos animais, cobras e formas sexuais. Este conjunto de trabalhos foi adquirido por Hugh Adams (escritor e crítico) e Rogelio Vallejo (investigador) que o levou para Sydney, possibilitando a sua conservação e estudo.

Desde então o trabalho de José dos Santos tem sido exposto em várias exposições internacionais, principalmente na Austrália e no Reino Unido.

José dos Santos:

na Universidade de Sidney - Self-Taught and Outsider Art Research Collection (STOARC)

na Universidade de Bristol

no Sydney Morning Herald (sobre a exposição "Without Borders")


Um comentário:

  1. Lembro-me da figura carismática deste homem. Era meu conterraneo. Era pintor de profissão e tocava guitarra nas horas de descanso. Intitulava-se artisa: "pintor malhoa e fadista".
    Bem disposto, alegre e extrovertido. Nunca foi compreendido e muito menos entendido pela sua gente. Viveu sempre numa aldeia do interior (1906-1996).Em vida ainda, mandou construir um mausuleu no cemitério da aldeia, com uma guitarra esculpida em mármore e um epitáfio alusivo á sua existência visionária.
    Pessoalmente, fico feliz por saber que acabou por ser reconhecido no seu talento, ainda que no estrangeiro.

    ResponderExcluir

Seguidores