
Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa / © www.ernestodesousa.com
++++++++++++++
ERNESTO DE SOUSA, Para o Estudo da Escultura Portuguesa, Porto : Ecma, 1965
2ª edição, Livros Horizonte, 1973
INTRODUÇÃO. - Necessidade de uma redescoberta da escultura portuguesa. Utilização das novas técnicas de comunicação. Característica fundamental deste estudo: um documentário visualmente polémico. Ensaio para uma fenomenologia do espaço da escultura portuguesa
O PROBLEMA DAS ORIGENS. - Autor e estilo. A identificação arqueológica e a análise estética. A determinação das individualidades artísticas como «um falso problema»
O PROBLEMA DA «NACIONALIDADE ARTÍSTICA». - Fundo popular, tradicional, e contribuição culta. Vocação universalista .
NECESSIDADE DE UM TRABALHO DE SÍNTESE. - Escultura e arquitectura. Panorama optimista dos estudos portugueses de história da arquitectura. Necessidade de situar a escultura no complexo cultural de cada época
O PROBLEMA VISUAL. - Discussão sobre as virtudes e as características da interpretação o reprodução fotográfica nos estudos de escultura. Estética do fragmento. Iluminação e valores tácteis. Sugestões para a utilização da fotografia como método indispensável dos estudos iconográficos e estéticos. Comparativismo e visão polémica
DEFINIÇÃO E VALOR DA ARTE INGÉNUA. - Definição, Arte «popular» e arte «culta». Arte e artesanato. Arte «popular» e arte «académica». 0 problema do valor.
CATÁLOGO E INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE AS ESCULTURAS FOTOGRAFADAS
A talha barroca policroma figurativa
Emprego da iluminação o enquadramento para conduzir a um «olhar primeiro» sobre a escultura portuguesa
A fotografia como meio de leitura iconográfica viva da escultura portuguesa.
Exemplo das vantagens do comparativismo nos estudos de arqueologia histórica e estéticos sobro escultura portuguesa. Arte popular e arte de feição erudita
Documentário cronológico da escultura portuguesa: discussão e temas de uma escultura «absolutamente moderna»
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E OBSERVAÇÕES AO TEXTO
Análises de alguns dos temas sugeridos nas observações:
Arquitectura e sociedade, espaço social
Fronteiras artísticas entre Portugal e Espanha
O museu de escultura comparada
A questão das influências
O academismo do belo ideal
O problema das fontes em arqueologia
O cinema e a escultura
O estética do fragmento
O importância do século xv
Os estudos iconográficos de Jaime Cortesão
A escultura portuguesa e a fenomenologia da «casa»
O tema da «sereia»
Relações entre a escultura românica e pré-românica e
O Museu da Obra da Batalha
0 tema«meninos»
Os tipos humanos universais
Os painés policromos narrativos do Porto
O conceito da memória
As personalidades artísticas individualizadas
O fantástico na escultura portuguesa
As opiniões de Bernard Berenson sobre a fotografia interpretativa da
escultura
Nota sobre o método e a terminologia utilizadas neste estudo; prevenção
sobre o respectivo alcance filosófico
Nenhum comentário:
Postar um comentário